Página Inicial > Artigos, Diversos > PJE Erro Java não funciona no Chrome Como Habilitar o plugin

PJE Erro Java não funciona no Chrome Como Habilitar o plugin

Product by:
Marcelo de Lemos Perret

Reviewed by:
Rating:
5
On 25 de abril de 2015
Last modified:26 de fevereiro de 2016

Summary:

O programa de peticionamento eletrônico passou a não funcionar no Chrome, veja como habilitar o plugin Java para acessar o PJE.

O que ocorreu com o navegador Chrome?

O Google lançou uma nova atualização para seu navegador que está impedindo o funcionamento do plugin Java nos navegadores (atualização 42), bem como outra tecnologia utilizada em programas multimídia que é chamada Silverlight, mas esta não interessa para nós no momento.

O argumento é de que o funcionamento do plugin permite o uso de applets Java que podem ser maliciosos, portanto pode ser uma falha de segurança se utilizada com más intenções.

A intenção da Google é ter uma internet livre de qualquer risco, pessoalmente acho que pegaram um pouco pesado demais, mas enfim, não estou aqui para discutir tal mérito.

O grande problema para nós juristas, é que a grande maioria dos tribunais ainda utilizam o plugin Java e também nosso certificado digital.

Outro problema é que há servidores que só funcionam no Chrome, outros com Firefox, outros com o Internet Explorer  (pois é, também acho absurdo).

Como ficamos? Calma, ainda há solução.

A desativação do plugin de forma definitiva será feita de forma gradativa, por enquanto o Google tomou a iniciativa, pode ser que posteriormente outros também o farão, contudo ainda há a  possibilidade de reabilitarmos este plugin para que volte a funcionar.

Para entendermos o que vamos fazer, preciso explicar o básico, como o plugin do Java roda através de uma tecnologia chamada NPAPI (lançada 1995 pela Netscape), instalada dentro do navegador Chrome, sua desativação torna impossível executar aplicativos Java no navegador, como o certificado digital utiliza estes aplicativos, temos como resultado a parada deste programa.

Esta tecnologia foi desabilitada por enquanto para em um futuro próximo ser “aposentada”, mas podemos habilitá-la novamente enquanto não arranjam uma solução.

Aviso:

Uma observação para “não dizer que não falei das flores”, como já explicado acima, esta tenologia permite a execução de applets Java que podem ou não ter segundas intenções, se você, obviamente, apenas acessa os sites judiciais, é lógico que estará navegando em fontes confiáveis, mas você deve ter o discernimento de saber o que são e o que não são sites e fontes confiáveis, portanto faça por sua conta e risco.

A bem da verdade, você terá seu navegador no mesmo funcionamento que estava antes da atualização 42 da Google, ou seja, ele perguntará se você quer ou não executar um determinado applet, aquela janela chata que aparece antes de aparecer o campo de senha do token, se você clicou em “Não mostrar novamente” é óbvio que não aparecerá mais para este site, portanto, para quem entende dos institutos que estou mencionando, sabe que não há nada que se temer, mas é bom deixar o leitor informado sobre riscos (já que a google considera uma falha de segurança, o que pessoalmente para mim é discutível).

Agora que já estamos entendidos sobre o assunto, vamos partir para a prática.

Vamos habilitar novamente este plugin, abra o navegador Chrome e digite na barra de endereços:

chrome://flags

Abrir Janela Chrome Flags

Abrir janela Chrome Flags

Você verá uma destacada mensagem de alerta avisando dos riscos das alterações e que a Google poderá retirar isto sem prévio aviso.

 

Janela de avisos Chrome Flags

Janela de aviso Chrome flags

Não se aventure a modificar algo se não souber o que está fazendo, apenas siga os passos passados abaixo:

Procure por “Ativar NPAPI”, veja na imagem abaixo:

Ativar NPAPI

Ativar NPAPI

Feito isto, ao final da página aparecerá um botão para você reiniciar seu navegador, clique nele para completar os passos.

Reiniciar o Navegador

Reiniciar o Navegador após a mudança

Pronto, agora experimente testar o certificado digital no site da justiça.

Bom trabalho a todos.

ATENÇÃO:

Em meados de 14/0ut/2015 o Chrome deixou definitivamente de suportar a tecnologia Java e não é mais possível fazer a modificação descrita deste post para que volte a funcionar.

Infelizmente hoje em dia somente será possível a petição via o Mozilla Firefox e o IE.

O programa de peticionamento eletrônico passou a não funcionar no Chrome, veja como habilitar o plugin Java para acessar o PJE.
Marcelo Perret Marcelo Perret (102 Posts)

Advogado especializado em Direito Tributário e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD). Atuante também na esfera do Direito Civil, imobiliário e inventários

Lopes PerretLopes Perret

  1. edilson menezes
    edilson menezes
    14, outubro, 2015 em 11:53 | #1

    Marcelo, Boa Tarde, na pagina não há a opção “Ativar NPAPI”.

    • 14, outubro, 2015 em 23:28 | #2

      Sim amigo.
      Havia mencionado no post que em um dia o Chrome não permitiria mais nem esta modificação.
      Pois é, chegou este dia, o google retirou do chrome a possibilidade de habilitar o NPAPI.
      Agora, infelizmente, só será possível protocolar através do internet explorer (nem eu estou acreditando nisso…) e o Mozila Firefox.

  2. Micael Melo
    Micael Melo
    14, maio, 2015 em 17:11 | #3

    Colega, muito obrigado! Resolveu o meu problema.

  1. Nenhum trackback ainda.